Super Desafio: que jogo é esse e por que é tão divertido?

Super Desafio: que jogo é esse e por que é tão divertido?

O Super Desafio é um jogo de estratégia que é sucesso no mundo inteiro.

 

Criado nos anos 1980 com o nome de Jenga, só perde, em número de brinquedos vendidos, para Monopoly e Scrabble.

 

Estima-se que já foram comercializadas mais de quatro bilhões de Super Desafios no mundo todo.

 

Indicado para crianças a partir de 6 anos de idade, o jogo consiste em uma grande torre formada por blocos de madeira que devem ser retirados de onde estão e colocados em cima da pilha usando apenas uma mão.

 

Pode ser jogado em dupla ou em grupo e quem deixar a torre cair, perde o jogo.

 

Em uma primeira aproximação, O Super Desafio parece muito fácil, mas o jogo exige habilidades de estratégia, coordenação, observação e funções táteis.

 

Durante o jogo, sem perceber, os participantes utilizam, ainda, conceitos da física para tentar concluir quais as peças podem ser retiradas da pilha sem derrubá-la.

 

Quais são os benefícios do Super Desafio para as crianças?

As crianças que aceitam o desafio e encaram uma partida de Super Desafio mergulham em um universo de estratégia em que têm de lidar com a pressão, a disciplina, a coordenação dos movimentos e o desenvolvimento de estratégia.

 

Pensamento estratégico

Durante o jogo, não basta pensar apenas no próximo passo. O jogador deve observar a partida e desenvolver uma estratégia para utilizar e vencer o seu oponente.

 

Vai retirar as peças contornando a torre? De baixo para cima? Sempre do lado oposto do outro jogador?
Seja qual for a sua estratégia, sem ela fica muito mais difícil vencer a partida e tornar-se um campeão de Super Desafio.

 

Coordenação motora

Com uma enorme torre, formada por 54 blocos de madeira maciça empilhados em linhas de três, o jogo desafia a paciência e a coordenação dos jogadores.

 

É preciso prestar muita atenção a cada peça retirada e colocada no topo. Se o participante mexer a peça para o lado ao retirá-la, corre um grande risco de derrubá-la.

 

A mão precisa estar firme e o movimento deve ser preciso durante a partida.

 

A torre mais alta já registrada em uma partida continha 40 níveis e dois blocos finais no nível 41. E você, está pronto para encarar esse Super Desafio?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *