4 dicas de brincadeiras para o inverno

4 dicas de brincadeiras para o inverno

O frio do inverno faz com que as famílias passem mais tempo dentro de casa. E quem tem crianças acaba saindo menos ainda.

 

Por isso, é preciso encontrar brincadeiras para distrair as crianças durante o tempo que elas estão em casa. 

Confira nossas dicas de brincadeiras para o inverno

Diferente do verão, em que buscamos ficar ao ar livre e fazer brincadeiras que estimulem o corpo, as brincadeiras para o inverno costumam ser mais calmas e acontecer dentro de casa.

 

Nem sempre é fácil encontrar uma atividade divertida que agrade. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas de brincadeiras para o inverno que você pode fazer com as crianças:

1 Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma ótima pedida para todas as idades. Existe uma infinidade de opções para você escolher.

 

Desde os jogos mais simples, apenas com imagens, para as crianças menores, como os mais complexos, cheios de estratégia e que podem durar várias horas. 

 

É uma brincadeira que pode ser feita com apenas duas pessoas ou reunindo a turma toda. Dependendo do jogo escolhido, é uma opção para agitar uma tarde nublada ou para acalmar os ânimos depois de um dia corrido.

2 Desenhos

Desde bem pequenas, as crianças assistem desenhos. Estimular os pequenos a fazerem seus próprios desenhos e criarem histórias contribui com o desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora.

 

Também é uma maneira de ajudá-los a expressarem as emoções e soltarem a criatividade.

 

3 Massinha de modelar

A massinha de modelar é um brinquedo que todas as crianças adoram. Com ela, os pequenos ficam mais concentrados e criativos.

 

Afinal, é preciso muita atenção para criar personagens, cenários, objetos e tudo mais o que eles imaginarem. 

 

Você pode estimular a brincadeira sugerindo para a criança o que ela deve fazer. Fique de olho para a criança não ingerir a massinha de modelar e só adquira produtos certificados pelo Inmetro.

 

 

4 Faz de conta com bonecos

Criar histórias faz parte do universo infantil. Desde muito pequenos, eles ouvem histórias de todos os tipos: contos de fadas, super-heróis e muito mais.

 

Por isso, nada mais divertido que criar a sua própria história. Você pode fazer isso usando os bonecos que a criança já tem em casa ou dando vida a objetos menos óbvios, como uma meia que vira um boneco ou uma garrafa que vira um gigante.

 

Seja qual for a história, o faz de conta com bonecos certamente vai agradar as crianças. Elas podem ser as protagonistas da história ou assistir você criando uma narrativa. 

 

E aí, gostou das nossas dicas de brincadeiras para o inverno? Acompanhe nosso blog para sempre ter sugestões de brincadeiras e cuidados com as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *